Notícias

Dá para encher pneu COM WD-40?

segunda, 12 de setembro de 2011
Por que oficina fora-de-estrada? Porque a maioria dos vídeos da internet mostram situações extremas de uso na terra, onde não há recursos ou condições para a troca do pneu.

 Vídeos divulgados na internet mostram que sim – e que não. Autoesporte tira a prova
Produto inflamável, fogo e borracha. Combinação perigosa, mas Cláudio Xavier da Costa, dono de mecânica especializada em fora-de-estrada, ajudou a caçar o mito desta edição. “Trilheiro” há 23 anos, ele tem a oficina há 18 e revela que nunca conheceu uma pessoa que tivesse tentado inflar o pneu com WD-40 ou algum similar. Era a oportunidade.

Por segurança, o teste foi feito em pneus não montados no veículo, com o extintor a postos. Costa lança um jato do produto ao redor da roda com um pneu 195/65 R15 murcho. Afasta a mão, acende o isqueiro e dispara o spray de novo. Uma chama alta cobre o pneu, mas ele não enche. O problema poderia ser o espaço restrito entre a roda e o pneu para a passagem do ar. Tentamos de novo e de novo. Na terceira vez, uma labareda fica acesa sobre a lateral do pneu. Costa bate o pé ali para apagá-la e “pow”! Um estouro seguido do retorno do pneu ao lugar. Mas ele seguia murcho.
VEREDITO: MENTIRA!
Com um pneu maior, 255/70 R15, foi ainda mais difícil. Mais WD-40, depois menos, a operação só funcionou com um pisão na lateral do pneu. O pneu parecia mais cheio, e logo murchou. Conclusão: o procedimento devolve o pneu destalonado ao lugar, mas não o enche corretamente. “Com a combustão há expansão rápida e intensa do ar na região. O ar flui rapidamente para dentro do pneu e desloca os talões na roda. Com isso, tem-se a impressão que o pneu está montado direito. Mas não recomendo, em hipótese nenhuma, que o pneu seja montado assim”, diz William Maluf, técnico corporativo da Ford e professor da FEI.
Destalonamento
Ele é mais comum no fora-de-estrada, quando os motoristas baixam a pressão dos pneus para melhorar a tração. Com isso, há maior tendência do descolamento dos componentes em caso de pancada, aceleração ou frenagem brusca. Na estrada, o destalonamento pode ocorrer também se o pneu estiver descalibrado e o motorista fizer curvas muito fortes.

Quais os riscos de apelar para o WD-40?
Não se pode administrar a intensidade da chama, nem sua abrangência: o risco é enorme para quem está perto. Ainda que o pneu esteja aparentemente inflado, não há certeza da pressão nem da correta montagem. A alternativa é usar compressor ou transferidor de pressão. A queima incompleta do WD-40 pode deixar sobras, o que pode provocar deslizamento do pneu e da roda, além de vibração, que pode afetar o balanceamento.

Fonte:Auto Esporte

Notícias Relacionadas

  • quarta, 06 de fevereiro de 2013

    Ministério das cidades irá revisar Lei de antiesmagamento

    O Ministério das Cidades afirmou a Autoesporte que irá revisar a resolução do Contran que exige a instalação de sensores antiesmagamento em vidros elétricos. Segundo o gabinete, "a redaç&atil...

  • quarta, 06 de fevereiro de 2013

    Fabricante divulga primeiras imagens do interior do carro mais caro do mundo

    Depois de exibir o facelift do Lykan Hypersport durante o Salão do Qatar, a W Motor, fabricante do carro, divulgou agora as primeiras imagens do interior do primeiro superesportivo das Arábias. À primeira vista, ele não p...

  • quarta, 06 de fevereiro de 2013

    Batizado de Clio Estate, modelo chega às lojas em março

    Revelado em setembro no Salão de Paris, a versão perua do novo Clio chega ao mercado europeu na primeira quinzena do mês de março. O carro, que foi batizado pela Renault de Clio Estate, chegará com preços a part...

  • terça, 05 de fevereiro de 2013

    Hyundai disponibiliza configurador ‘secreto’ do HB20X em seu site

    Às vésperas da sua estreia na rede de concessionárias da Hyundai, o pseudo-aventureiro HB20X já pode ser configurado no site brasileiro da montadora. No entanto, você não encontrará o local de configura&c...

  • terça, 05 de fevereiro de 2013

    Como serão as rodovias do futuro?

    Antigamente, nas pequenas cidades, os carros só podiam rodar em avenidas esburacadas e de terra. Com o passar do tempo foram surgindo inovações, como o asfalto, as faixas contínuas, tracejadas e seccionadas, semáforos...

  • terça, 05 de fevereiro de 2013

    Pneu garante performance com óleo de laranja

    Se há um item que vem em primeiro lugar à cabeça quando o assunto é segurança automotiva, ele responde pelo nome de conjunto de pneus. Responsáveis por ser os pontos de contato entre o veículo e o solo, ...

  • terça, 05 de fevereiro de 2013

    Presidente da PSA confirma 208 nas lojas em abril de 2013

    Anote aí: 13 de abril de 2013 será o dia “D” para a Peugeot no Brasil. Exatamente nesta data, a montadora francesa lançará no país o 208, novo hatch compacto à venda na Europa há poucos meses...

  • segunda, 04 de fevereiro de 2013

    Lojsa descumprem a Lei

    Legislação: O caso fica mais complexo se levarmos em conta que, desde 1992, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê sistema antiesmagamento instalado em todos os vidros elétricos,  visando “tornar ...

  • segunda, 04 de fevereiro de 2013

    Nova Geração do Corola

    Recém-apresentado no Salão de Detroit, o conceito Corolla Furia é mais do que um estudo de estilo para a Toyota nos Estados Unidos. O carro, que roubou a atenção de muitos lançamentos por lá, revela que ...

  • segunda, 04 de fevereiro de 2013

    Nova Lei Seca pega Bombom de Licor e outros produtos com álcool

    A nova lei de tolerância zero para o consumo de álcool por motoristas deixou as pessoas em estado de alerta. Até quem não bebe ficou com medo do bafômetro. Há quem pense em não usar produtos de higiene buc...

Campo Grande, sexta, 02/05

27C 17C
  • sexta
  • s?bado
  • domingo

Conveniências Figueira


Av. Coronel Antonino,3514
CEP: 79033-000 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3358-5000

Rua Trindade, 843
CEP: 79004-441 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3045-2988